segunda-feira, 30 de maio de 2011

Carta circular: eficiência na comunicação interna das instituições.

      A comunicação de uma empresa não se resume ao contato dela com o exterior. A comunicação interna certamente é a de maior importância, pois não é possível administrar com eficiência se as informações, ordens e avisos internos não chegam de forma clara, sem margens para interpretações ambíguas, bem como de forma íntegra, a todos os funcionários  a quem lhes é direcionada a informação. No vídeo a seguir é possível ver, de forma engraçada, o que falhas internas de comunicação podem ocasionar:
      Um dos meios de evitar este tipo de falha é fazer o uso de um meio o mais objetivo possível de transmissão de informações dentro de uma instituição. Repassar informações importantes na base do "telefone-sem-fio" pode ter resultados catastróficos para o rumo tanto de um pequeno restaurante como de um importante órgão público. No caso do vídeo, se fosse empregada uma carta circular direcionada a todos os comandos inferiores, a situação constrangedora pela qual o Coronel provavelmente passará seria evitada.

Abaixo um modelo de carta circular segundo o site tudobox.com:

--------------------------

(localidade), (dia) de (mês) de (ano)


(empresa)

Carta Circular nº (informar)


ASSUNTO: Obras no Estacionamento


Entre os dias X e Y o setor de estacionamento da empresa passará por obras de reforma estrutural, de modo a melhorar o serviço prestado aos funcionários. Durante este período o local estará interditado sendo liberado o uso do pátio dos fundos para guarda dos veículos.

Atenciosamente,


(nome)
(cargo)

--------------------------

0 comentários:

Quem sou eu

Salvador, Bahia, Brazil
Escola de Administração da UFBA - EAUFBA. Blog criado como expositor de idéias sobre Propaganda Institucional.Monitorado pelos alunos: Ana Paula Prates,Alan Carlos Santos,Caio Varela,Tomás Alcantara, Valentina Stankov e Yan Pinheiro. Avaliação da Matéria de ADM202 - (T03) Administrada pelo Professor : Ernani Coelho

Arquivo do Blog

Tecnologia do Blogger.