quinta-feira, 23 de junho de 2011

U.R.S.S.

A propaganda institucional soviética, da mesma forma que a americana, fazia um forte apelo ao nacionalismo e à exaltação de signos do modelo social vigente no bloco econômico em questão. Enquanto na América era exaltada a liberdade individual, de consumo, na União Soviética, buscava-se uma valorização à igualdade, ao trabalho em função da contrução de um bem maior, comum, sendo este, representado pelo Estado.
Também é notável a adoração a algumas figuras históricas, como os famosos Lenin e Stalin, que na posição de líderes, deveriam ser obedecidos, algo um tanto comparável ao que acontece no romance "1984", de George Orwell (pseudônimo do escritor e jornalista Eric Arthur Blair), escrito por volta dos anos 40, e que previa uma divisão do mundo em três grandes potências, todas elas com líderes autoritários, que faziam o uso deliberado da propaganda institucional como forma de dominação do povo, alienado e temente ao Estado, que no caso do personagem central do livro, era representado por um líder, o Big Brother (Grande Irmão, numa tradução ao português).

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Escola de Administração da UFBA - EAUFBA. Blog criado como expositor de idéias sobre Propaganda Institucional.Monitorado pelos alunos: Ana Paula Prates,Alan Carlos Santos,Caio Varela,Tomás Alcantara, Valentina Stankov e Yan Pinheiro. Avaliação da Matéria de ADM202 - (T03) Administrada pelo Professor : Ernani Coelho

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